Perfil do Profissional de Gestão de Riscos – Por Josué Lemes

O profissional de Gestão de Riscos tem por atribuições básicas a condução da identificação, análise e avaliação do risco, o respectivo tratamento e saber compreender e comunicar claramente os impactos e as consequências para o negócio.

Além dos conhecimentos técnicos sobre Gestão de Riscos um fator determinante para a sucesso das atividades é a capacidade de comunicação do profissional.

O Gestor de Riscos deve saber se comunicar com a gerência da organização a fim de esclarecer sobre as reais ameaças, os riscos inerentes e as consequências para o negócio. Ainda, deverá comunicar a todos os interessados de qualquer decisão sobre o tratamento dos riscos e da aplicação de contramedidas.

Os aspectos relativos à liderança devem ser intrínsecos ao perfil  pois o profissional conduzirá sua equipe durante todo o processo de analise dos riscos até a implementação dos controles e seu monitoramento, dirimindo dúvidas e mediando conflitos técnicos e de interesse.

Outra característica importante do gestor é a sua atitude perante o risco. A atitude é a resposta de um indivíduo ou grupo em relação a uma situação de incerteza. Negar, a priori, a possibilidade do risco é um fator decisivo de insucesso, enquanto entender a atitude de risco é um fator crítico de sucesso para a tomada de decisão eficaz em situações de risco.

risk-attitude

fonte: www.risk-attitude.com.

Como característica pessoal é importante que o gestor tenha um perfil moderado. Pessoas com perfil muito conservador tendem a avaliar de maneira elevada os riscos identificados, enquanto pessoas com perfil mais destemido podem subestimar riscos que deveriam ter controles mais rígidos.

Assim, verificamos que o perfil do profissional de gestão de riscos necessita de qualificações que vão além de questões técnicas ou simplesmente do domínio de normas ou metodologias. Aspectos como a liderança e a capacidade de comunicação são fundamentais para que esse profissional possa realizar suas tarefas e auxiliar a organização nos seus objetivos de negócio.

Postado por: Cristina Andrade

Leave a Reply