Pesquisadores conseguem reverter restauração de fábrica de aparelhos Android

android

Se você pensava que seus dados estavam 100% seguros quando se desfez daquele smartphone usado ao restaurá-lo com as configurações de fábrica, temos uma má notícia.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge descobriu que a função para resetar aparelhos com Android pode não ser tão eficiente quanto pensávamos.

Segundo a equipe de pesquisadores, é possível que entre 500 e 630 milhões de aparelhos Android não sejam capazes apagar completamente os dados de seus discos internos e cartões SD.

Isso porque, ao testar 21 dispositivos rodando as versões 2.3 até 4.3 do Android de cinco fabricantes diferentes com configurações restauradas, os pesquisadores conseguiram recuperar diversos dados de cada aparelho mesmo que eles estivessem com discos criptografados.

Durante os testes, foi possível recuperar dados como contatos, imagens, vídeos, textos, e-mails e até informações de login de aplicativos como Facebook e WhatsApp. Eles também puderam restaurar a chave necessária para acessar todos os dados de usuário do Google em 80% dos smartphones.

Existem várias razões para esse tipo de restauração de fábrica falhar. Segundo os autores do estudo, as fabricantes certas vezes não carregam todos os drivers necessários para apagar um disco interno ou cartão de memória por completo. Além disso, as unidades de flash são notoriamente difíceis de apagar.

Ainda não dá para saber se o Google ou as fabricantes envolvidas nos testes estão fazendo alguma coisa para resolver o problema. Mas, ao doar, descartar ou vender o seu aparelho usado, tome o cuidado de usar a senha mais difícil possível.

Postado por: Iracema Teixeira

Leave a Reply