Por que é perigoso recarregar o celular em lugares públicos

É uma situação bastante comum. A bateria do seu celular acaba e você, no aeroporto, café ou transporte público, coloca o aparelho para recarregar.

“Quando você conecta seu telefone ou tablet (a pontos de recarga) em lugares públicos – um aeroporto, por exemplo -, se um hacker passou por ali antes, ele pode extrair informações do seu aparelho”, explicou Samuel Burke, repórter de tecnologia da rede americana de TV CNN, em um programa especial sobre o assunto.

Além disso, usar um cabo USB para recarregar o celular conectando-o a um computador ou tablet que você não conhece também está longe de ser a melhor opção.

o telefone passa, pelo cabo, informações para o computador. Ele “conta” à máquina, por exemplo, como se chama, qual é seu fabricante, número de série, sistema operacional e até sua lista de arquivos.

A partir daí, seu celular pode ficar “infectado” e é possível que uma pessoa monitore as atividades do aparelho usando o ID (código de identificação) do dispositivo, explicam os especialistas da empresa.

Até uso de entrada USB de carros alugados, por exemplo, é desaconselhado.

Recomendações na hora da recarga:

– Utilize as funções de encriptação e autenticação do seu celular para proteger seus dados e arquivos. Elas podem ser encontradas entre os ajustes de segurança do aparelho.

– Use um bom antivírus.

– Não recarregue seu celular em computadores e pontos de recarga que não sejam de sua confiança.

– Se você decidir correr o risco e recarregar em um local menos confiável, não desbloqueie o aparelho durante a recarga.

– Use um cabo USB especial, que te permita recarregar o telefone mas, ao mesmo tempo, evite a transferência de dados.

– Faça a recarga com o aparelho desligado

– Proteja seu telefone com uma boa senha.

– Seja cauteloso com os aplicativos que você instala.

FONTE: BBC

Postado por: Iracema Teixeira

Leave a Reply